Buscar
  • Talita Barbi

Abundância na Carreira. Será que isso existe na Enfermagem?

Como num passe de mágica, minha visão se abriu um dia! Foi durante uma viagem. No pico mais alto de Serra Negra... vi uma enfermagem presa em caixinhas "mentais"...


Eu estava em uma viagem simples de dia dos pais, havia ido visita-lo. Então ele me levou para conhecer o mirante mais alto da cidade. Eu que já amo natureza, fiquei encantada com o que vi! O Sol estava bem visível e o céu limpo... Ali também era o ponto de voo livre.


Naquele momento eu um “estalo” se deu na minha mente. Já tinha ouvido diversas vezes sobre abundância, e inclusive falava sobre isso com meus alunos e cliente. Mas aquela visão me trouxe algo diferente. Eu pude sentir a abundância.



Logo pensei em todos os enfermeiros que passam por mim, seja em atendimento ou por mensagens de pedido de ajuda. "O quanto que limitam suas visões em relação às suas possibilidades na enfermagem!!!"


E você, o quanto que acredita que pode crescer?

Você pode ter sido condicionado à acreditar que “profissional bom é aquele que se aposenta na instituição”. Hoje, com a carreira contemporânea, essa teoria cai por terra e feliz é o colega que não olha apenas para possibilidades “acima” de crescimento, mas para os lados também.


Isso quer dizer que, se na empresa que você atua não existe possibilidade de progressão, fora certamente vai encontrar. Talvez para isso, é necessário que suba um nível acima de onde está.


Albert Einstein usava uma frase que concordo muito: “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe.” Suba de patamar para encontrar a solução... Imagine-se de pé em uma cadeira olhando toda sua situação de cima.


Uma vez atendi à uma enfermeira que buscava alternativas para sair do país para se recolocar, pois aqui no Brasil ela atuava como auxiliar de enfermagem e estava formada há alguns anos, não conseguia oportunidade. Olhamos o problema de cima.


Haviam muitas outras questões a serem trabalhadas antes de pensar no mais difícil que seria mudar e em São Paulo, vocês sabem, é um polo com muitas opções.


Existe um Universo de possibilidades para a enfermagem. E quando vi aquela paisagem de cima, eu tive certeza de que precisamos ampliar a visão. Inclusive, as casinhas lá em baixo se tornaram tão pequenininhas que a casa do meu pai quase não apareceu. Quando você começar a enxergar além, a sua “casa atual” também vai parecer pequena diante da imensidão de oportunidades.


Claro que, uma coisa é vê-las e outra é estar preparado para tais. Nesse momento, desejo te despertar a curiosidade de investigar o que tem além dos seus olhos.


Como ver além?

  • converse com profissionais de fora da sua área de atuação;

  • leia artigos e postagens aqui no LinkedIn;

  • olhe a lista das 60 especialidades reconhecidas pelo Cofen;

  • desengavete aquele sonho do início da graduação, olhe para ele;

  • faça uma mentoria*;

  • leia livros diversos;

  • envolva-se em grupos de estudos ou faça cursos totalmente aleatórios (gerenciando o seu tempo).

*A mentoria para mim ainda é o caminho mais rápido para esse “boom” na visão.


Resumindo: a enfermagem pode te trazer muitos frutos! Não desista antes de pesquisar as opções existentes!



E pude ainda visitar outros pontos altos e garanto, o pôr do sol é muito mais bonito do alto!

39 visualizações0 comentário