top of page
Buscar
  • Foto do escritorTalita Barbi

Acumular certificados ou sucesso?!

Você deve estar perguntando: "hein?", "como assim?". Então vamos lá. Talvez este artigo sirva para outras áreas de atuação, mas no momento vou me referir aos enfermeiros pois é minha vivência prática.


Recentemente um colega publicou conteúdo de qualidade para atualização aos enfermeiros e o disponibilizou em sua plataforma de EAD (Educação a Distância). Este conteúdo era gratuito e incluía certificado.


Na postagem de divulgação havia informação de emissão de certificado. Mesmo estando escrito algumas pessoas perguntaram se "tinha certificado", ou seja, não leram com atenção o anúncio. Aqui já trago o primeiro questionamento: o quanto as pessoas estão atentas as informações escritas?


O hábito da leitura é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com ele aprimoramos o vocabulário, a aprendizagem, a memória, a concentração e diminui o estresse. Ao lermos vivenciamos a abertura de novos horizontes para a mente.

A comunicação eficaz é peça chave na segurança e qualidade da assistência a saúde. É fundamental a leitura correta do prontuário multiprofissional, da passagem de plantão, do laudo de exames e da prescrição de medicamentos. Atenção ao que está escrito evita erros e danos ao paciente.

Dando continuidade ao que eu relatava, os alunos entraram na plataforma do curso e segundo meu colega, a carga horária total era de duas horas e algumas pessoas ficaram alguns minutos e retiraram o certificado.


Fico me perguntando se esses são os mesmos profissionais que queixam que a enfermagem não é valorizada! Colecionar certificados para currículo não garante conquistas na carreira, melhor desempenho profissional ou melhores salários.


Compreendo que as faculdades solicitam certo número de horas em certificados e toda informação é importante, principalmente para os que estão em início de carreira mas falta a percepção de aproveitar os conteúdos de maneira consistente para agregar valor real ao profissional.


Mais do que vários certificados, o que diferencia os profissionais é o conhecimento e a maneira como o mesmo aproveita as oportunidades.


É como se você fosse a um pesqueiro e lá te ensinassem diversas técnicas para pegar o peixe mais bonito orientando aonde eles estão escondidos, quais suas iscas preferidas, seus principais hábitos e comportamentos. Porém, suponhamos que você não atentou às orientações iniciais, se distraiu tirando fotos e terminou saindo de lá com o peixe menor e menos colorido.


Você dirá que o outro teve sorte? Observe que nesta metáfora, as informações foram disponibilizadas a todos de maneira igual. Outro exemplo: realizar um curso de eletrocardiograma e dias depois seu paciente apresentar alguma disfunção cardíaca. O certificado não garantirá um bom atendimento, e sim a atenção dada as informações fornecidas.

Costumo dizer que conhecimento é poder! Poder de escolha, aumento de oportunidades e de destaque. Imagine o quão completo e admirado é um enfermeiro que através da leitura e estudo, adquire conhecimento e consequentemente capacidade de argumentar com propriedade com outros profissionais tais como médicos, fisioterapeutas e coordenadores!

Veja as dicas a seguir para se tornar um enfermeiro de destaque:

  1. adquira o hábito da leitura: melhora a fala, a escrita e amplia percepções;

  2. otimize seu tempo: escolha cursos que realmente sejam necessários e tenha clareza do motivo de realiza-los;

  3. sua dedicação é maior quando faz algo que gosta: opte por assuntos que te brilham os olhos;

  4. além de aproveitar o conteúdo teórico, faça Networking em eventos e formações;

  5. valorize os momentos de aprendizado: esteja focado no presente durante as aulas.

Caso esteja em processo de conclusão da graduação e conquista do primeiro emprego essas dicas ajudarão quando perguntarem sobre "sua experiência", pois sabemos que não tem a prática ainda mas você responderá com segurança sobre seus objetivos diante da clareza de suas escolhas durante a graduação.


A tecnologia e a internet trouxeram praticidade e facilidade ao acesso das informações. Atualmente existe conhecimento acessível de qualidade e com valores variados.


Seja um enfermeiro acumulador de conhecimento e não de certificados. Domine técnicas e desenvolva a capacidade de transmitir suas habilidades e verá a valorização do seu trabalho e da enfermagem começar por você!

307 visualizações0 comentário
bottom of page