top of page
Buscar
  • Foto do escritorTalita Barbi

Você possui um emprego, ou uma carreira?

Costumo começar uma palestra sobre carreira com o seguinte questionamento: “Você possui uma carreira ou um emprego?” E geralmente observo os olhares reflexivos...


Eu já senti na pele as dores da falta de pensar em carreira. E quando se deu uns 10 anos na mesma instituição, no mesmo cargo e sem especialização, eu me questionei o que estava fazendo da vida!!!


Já viveu isso? Um dia eu chorei compulsivamente de angústia. Eu não desejava tomar medicação, e então fui em busca de cursos que trouxessem motivação.


Me vi numa sala colorida fazendo curso de coaching. Isso é assunto para outro momento, hoje aqui nesse artigo eu quero trazer 03 perguntinhas para você começar a abraçar a sua carreira.


PERGUNTA 01. Você sabe o que quer fazer? (área, rotina, atribuições...)


Essa pergunta inicial está relacionada com ter objetivos claros e definidos. Saber isso te dará direcionamento e melhor investimento e cursos, networking e tomadas de decisão. Como no famoso trecho do filme Alice no País das Maravilhas, quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.


Aqui nesse momento, sugiro silenciar vozes de fora. Sempre vai haver aquele colega que diz que entrar na obstetrícia sem experiência é difícil, ou aquele familiar que te fala que trabalhar em UBS não dá dinheiro. E você? O que você quer? O que brilha seus olhos?


PERGUNTA 02. Por que você fazer isso é importante para você?

Ter motivos fortes vai te sustentar para não desistir. Aprofunde na causa e vá além de ganhos materiais.. Lembrando que à medida em que evoluímos, nossos porquês mudam e é sempre válido revisita-los.


PERGUNTA 03. Como você vai conseguir isso?

Muito importante para que suas ideias se realizem é traçar um planejamento e colocar em ação. E ainda, já imaginar possíveis situações que possam te atrapalhar nesse percurso e como fará para continuar. Você pode descobrir que vai precisar priorizar algumas coisas por um tempo, para que consiga investir em si mesmo. Ou ainda que precisará desenvolver novas habilidades...


Más escolhas pesam com o tempo e vai parecer que a enfermagem é ruim, mas não é... já parou para pensar que existem 60 especialidades reconhecidas pelo Cofen? E que com isso, muitaaas oportunidades para você ter satisfação com a área?

Me conte aqui nos comentários qual seu principal questionamento na carreira hoje:

. descobrir o que quer fazer;

. aprofundar no “porquê” fazer isso é importante para você;

. descobrir como conseguir o que quer.


Com amor, Talita Barbi


70 visualizações0 comentário
bottom of page